terça-feira, 5 de maio de 2009

Gêneros de Textuais e Tipos de Textos


Durante nossa última aula surgiu a seguinte discussão: "Qual a diferença entre gêneros textuais e tipos de textos?" . Espantoso, mas realmente até aquele momento eu não sabia nem a diferença e muito menos definir esses conceitos, algo que agora eu consigo fazer.

Gêneros Textuais- Diferentes formas de expressão textual. Como por exemplo: poesia, crônicas, jornal, charge, carta, blog entre outros.

Tipos de Texto- Cada gênero de texto possui um tipo específico, estes tipos podem ser: narração, descrição, argumentação, injução e exposição.

Podemos iniciar o trabalho de alfabetização explorando a leitura de diversos gêneros textuais e cada gênero pertence a um tipo de texto. Porém, para aprofundar mais os meus conhecimentos sobre gêneros textuais e tipos de textos fiz uma pesquisa na internet e aqui segue o seu resultado:
 
A fim de simplificar o entendimento de diversos estudos em torno desse assunto, foi criado o quadro abaixo, pautando-se no estudo de Luiz Antônio Marcushi. 

Tipos textuaisGêneros textuais
Designam uma seqüência definida pela  natureza lingüística de sua composição. São observados aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas.São os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Esses apresentam características sócio-comunicativasdefinidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal.
Narração
Descrição
Argumentação
Injunção
Exposição
Carta pessoal, comercial, bilhete
Diário pessoal, agenda, anotações
Romance
Resenha
Blog
E-mail 
Bate-papo (Chat)
Orkut
Vídeo-conferência 
Second Life (Realidade virtual)
Fórum
Aula expositiva, virtual 
Reunião de condomínio, debate
Entrevista
Lista de compras
Piada
Sermão
Cardápio
Horóscopo
Instruções de uso
Inquérito policial
Telefonema etc.
                                                               Fonte: http://www.cintiabarreto.com.br/didatica/generostextuais.shtml 


Abraços,
Iracema Pereira

Um comentário:

Prof. Ivan Amaro disse...

Iracema, você fez uma boa pesquisa. As informações estão bem encadeadas. Demonstra que compreendeu um pouco sobre os conceitos. Tenho uma consideração para que possa pensar: quais são as relações entre gêneros e tipos textuais? São conceitos excludentes? Independentes? Interdependentes?

Pense a respeito...